Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Li esse texto e gostei muito,colocando para vocês refletirem!Beijos




  • Resistência gera sofrimento. Nada na vida é imutável, não podemos pretender que as coisas continuem as mesmas para sempre. Se a vida se modifica, temos que nos modificar junto com ela. Quem resiste às mudanças não escapa de sofrer. Quando a vida nos leva numa direção, é porque aquela é a melhor para nós, ainda que não a queiramos ou não a compreendamos.
    Não podemos nos fixar em lugar nenhum, porque nenhum lugar é nosso de verdade. Nós ocupamos lugares temporariamente, enquanto precisamos ali permanecer para aprender ou evoluir.

    Mas nada, absolutamente nada que se passa nesta vida é para sempre. As coisas mudam porque nós precisamos mudar. Às vezes necessitamos de uma provocação para reconhecer essa mudança. E quando não nos sentimos preparados ou temos medo, nossa tendência é resistir.

    Às vezes dá medo investir no novo. Os hábitos nos trazem segurança, porque com eles caminhamos por terrenos conhecidos. Mas essa acomodação não nos faz crescer. Quando apenas repetimos o que já sabemos, não nos damos a oportunidade de vivenciar experiências capazes de nos trazer maturidade e sabedoria.

    Não podemos nos fazer surdos ao chamado da vida. Quando as mudanças se apresentam, não temos que temê-las. Devemos ter cautela, sim, mas não medo. Muito menos resistência. O fato de resistirmos não vai impedir que as coisas aconteçam. E quando elas acontecem, ou nós ficamos para trás, ou teremos que correr para alcançá-las depois. Porque o mundo não vai parar só porque não queremos aceitar que as coisas são como devem ser.
    Isso não significa conformismo. Absolutamente! O conformista não questiona, aceita tudo por imposição ou covardia. Não é disso que se trata. Trata-se aqui de um reconhecimento das coisas que estão além do nosso poder de disposição. Nem tudo está sob o nosso controle, não temos domínio de todas as situações da vida.

    Exemplificando: Se a empresa em que trabalhamos vai a falência, ficamos desempregados, sem que nada possamos fazer. Contra esse fato, não adianta lutar. Não dá para espernear, chorar, lamentar porque perdemos o emprego. Temos que aceitar, mas não precisamos nos conformar. O conformismo leva ao desânimo.

    A aceitação leva à reflexão e à busca de soluções. No primeiro caso, a bebida pode anestesiar a dor. No segundo, o esforço e a garra acabarão levando a um emprego melhor. Cabe a cada um escolher como vai encarar as mudanças operadas em sua vida.
    Quando coisas ruins acontecem, são por um motivo que nos favorece, mesmo que nós não consigamos compreendê-lo nem enxergá-lo. Deus é bom, sábio e justo. Não transformaria a nossa vida num inferno só para nos ver sofrer. Aprendamos a confiar mais em Deus e a reconhecer sua atuação em todos os momentos da nossa existência.

    Deus nunca erra. Então, por que pensar que é um erro o que ele faz por nós?

    Monica de Castro


Nenhum comentário: